Embora poucos saibam, o cURL também pode ser utilizado via linha de comando no Windows. Neste tutorial, baixaremos e configuraremos esta poderosíssima ferramenta e faremos ainda um pequeno teste para verificar se nosso cURL está funcionando corretamente. Vamos começar?

Logo cURL
Logo do cURL

O que é o cURL?

O cURL é uma ferramenta para criar requisições em diversos protocolos (incluindo HTTP, HTTPS e FTP, entre muitos outros). Muito popular no mundo Unix, o cURL já vem por padrão na maioria das distribuições linux, porém, existem também versões para windows, conforme instalaremos e utilizaremos no post de hoje.

Como instalar o cURL?

Primeiro Baixe o cURL no link abaixo:

https://curl.haxx.se/download.html

Dentre as muitas opções, você encontrará algumas para Windows, como “Win32 7zip“, por exemplo. Baixe a versão de sua preferencia ou se quiser, baixe diretamente neste link que segue abaixo:

https://winampplugins.co.uk/curl/curl_7_53_1_openssl_nghttp2_x86.7z

Uma vez baixado o cURL, descompacte-o no diretório de sua preferencia ou para facilitar, coloque em “c:” e renomeie a pasta para “curl”.
Seu diretório deverá ficar como a imagem que segue abaixo:

cURL no diretório c:
cURL descompactado no diretório c:

Com o cURL baixado e descompactado, agora é hora de configurá-lo no path do sistema operacional Windows e começar a utilizá-lo.
Vamos configurar o path do sistema agora?

Configurando o cURL no path do Windows para utilizá-lo no prompt de comando

Acesse o “Painel de controle” do seu Windows, depois “Sistema e Segurança” -> “Sistema” -> “Configuração Avançada do Sistema” -> “Variáveis de Ambiente”. Procure por “Variáveis do sistema” e edite a variável de nome “Path” incluindo o local onde o cURL foi descompatado. Se você seguiu a nossa dica, no seu path deverá ser adicionado o caminho: “c:/curl”.

* É muito importante que no path seja incluso o caminho da pasta onde encontra-se o arquivo “curl.exe”

* Se você utiliza um Windows anterior ao 10, provavelmente os valores são separados por ponto e virgula. Tome bastante cuidado para não adicionar o seu path junto com outro valor já existente.

LEIA TAMBÉM  Requisições GET e POST - Principais diferenças

Testando e utilizando o cURL

Como o cURL baixado, descompactado e configurado no path do sistema operacional, chegou o grande momento. Abra seu prompt de comando e digite sua primeira requisição;

curl http://www.google.com.br

Se tudo estiver ok, o conteúdo da página inicial do Google será impresso no seu terminal. Se algum erro ocorrer, volte ao inicio do tutorial e tente refazê-lo novamente.

Até a próxima 😉

Julio Victorio

Julio Victorio

Analista e desenvolvedor de sistemas em TI - Tecnologia e Inovação
Júlio Victório trabalha com web há mais de 10 anos, atualmente é desenvolvedor Java e ama escrever e trabalhar com tecnologia.
Julio Victorio
About Author:
Júlio Victório trabalha com web há mais de 10 anos, atualmente é desenvolvedor Java e ama escrever e trabalhar com tecnologia.